Sobre o PELEJAS
Dedicado à memória do futebol.

Ninguém duvida que o futebol tem uma infinidade de apaixonados ao redor do planeta.Certamente, entre esses admiradores, muitos apreciam os dados e as estatísticas relativos ao futebol. Com a equipe do PELEJAS* não é diferente. Para exemplificar, abaixo temos uma amostra do registro de uma ficha técnica de uma partida de futebol realizada em fevereiro de 1974, produzido por um garoto na época e que, hoje, trabalha conosco.

  

As fichas técnicas são fontes de informações valiosas para nós, amantes do futebol. Os jornais e sites especializados em futebol valorizam a publicação desses dados. A partir deles, inúmeros levantamentos estatísticos de interesse do torcedor podem ser articulados.  

Partindo desse interesse por levantamentos estatísticos é que surge o projeto PELEJAS, um sistema que disponibiliza fichas técnicas completas de jogos e, de forma diferenciada, permite a realização de cruzamentos de dados contidos nessas fichas, capazes de gerar relatórios estatísticos personalizados, de acordo com a solicitação do usuário. 

Por meio de pesquisa minuciosa em diversas fontes** dispomos de milhares de fichas técnicas catalogadas, cuja credibilidade é assegurada a partir da análise e confronto dessas fontes, realizados por nossos especialistas. É a partir de então que os dados são postados no sistema e disponibilizados para a manipulação e o cruzamento de fichas técnicas conforme interesse variado de pesquisa.   

Por exemplo, se um torcedor deseja saber quantos gols determinado jogador do seu time marcou contra determinado adversário, jogando em determinado estádio, o PELEJAS rapidamente responde. Isso, e muito mais! 

Lançamos o projeto com o PELEJAS Corinthians, PELEJAS  Palmeiras e PELEJAS  São Paulo. Os usuários do PELEJAS têm as fichas técnicas de todos os jogos realizados por estes times, desde as suas fundações, respectivamente em 1910, 1914 e 1935, até o último jogo realizado, podendo cruzar todos os dados contidos nessas fichas em ambiente específico, conforme o seu interesse. O PELEJAS Flamengo é o mais recente.  

Mas não pararemos por aí. Em breve, teremos o PELEJAS Santos e no futuro próximo os PELEJAS das outras grandes equipes do futebol brasileiro. Fique atento às novidades!  

Vale esclarecer que as perguntas que o PELEJAS responde partem de questões relacionadas à base de dados (fichas técnicas dos jogos) de um time. Por exemplo, o PELEJAS Corinthians pode responder quantos jogos Telê Santana disputou contra o Corinthians ou quantos jogos determinado estádio teve a presença do Corinthians. Sempre o sistema terá como referência dados do time. 

O sistema, atualizado com freqüência, oferece o Meu PELEJAS, onde o usuário poderá registrar e manipular os jogos que desejar. Todos os recursos do PELEJAS para cruzamento de dados e obtenção de respostas se aplicam ao Meu PELEJAS. 

Por favor, caso encontre algum dado incorreto ou alguma falha fique à vontade para nos comunicar. Estamos abertos para a sua participação, por meio de possíveis críticas, sugestões, correções, observações e informações adicionais. 

Com o sistema PELEJAS, esperamos contribuir para a preservação da memória do futebol. 

Seja bem-vindo ao PELEJAS! 

 

  

 

*PELEJA: combate, luta, batalha, desafio. Termo utilizado por profissionais da imprensa, principalmente do rádio, quando se referem à disputa de uma partida de futebol. 

 

 **Fontes de pesquisa: 

·     Arquivos de jornais: O Estado de São Paulo, Folha de São Paulo, A Gazeta Esportiva, O Globo, Jornal do Brasil, Lance!

·     Revistas: Esporte Ilustrado (1938-1954), Grandes Clubes Brasileiros, Manchete Esportiva (1955-1959), Placar (1970-2010).

·     Livros: Almanaque Abril – Editora Abril (2002); Almanaque do Cruzeiro – Henrique Ribeiro (2007); Almanaque do Flamengo – Roberto Assaf e Clóvis Martins (2001); Almanaque do Futebol Paulista – José Jorge Farah e Rodolfo Kussarev Jr.(2001); Almanaque do Palmeiras - Celso Dario Unzelte e Mário Sérgio Venditti (2004); Almanaque do São Paulo – Alexandre da Costa (2005); Almanaque do Timão – Celso Dario Unzelte (2000); Campeonato Carioca: 96 Anos de História – Roberto Assaf e Clóvis Martins (1997); Corinthians Paixão e Glória – Juca Kfouri (2002); Enciclopédia do Futebol Brasileiro – Diário Lance! (2001); A História do Campeonato Paulista – Valmir Storti e André Fontenelle (1997); O Livro de Ouro do Futebol - Celso Dario Unzelte (2002); Palmeiras A Eterna Academia – Alberto Helena Jr. (1996).

·     Arquivo Ailton Moraes.

 

 

 

 

 

 




@Pelejas
  • Rio-São Paulo do PELEJAS: Palmeiras campeão, Corinthians vice. https://t.co/13B8dBatpO em 22.12.2015 16:39
  • O Rio-São Paulo do PELEJAS (atualização até a 16a. rodada): http://t.co/2Dd58GcNES http://t.co/qzwyeJjjtH em 5.8.2015 09:40
  • O Rio-São Paulo do PELEJAS (atualização até a 10a. rodada): http://t.co/ncHaUUzAxs em 3.7.2015 12:02
Pelejas nas redes sociais
Blog Pelejas Dihitt Pelejas Facebook Pelejas Nossa comunidade no Orkut Aconpanhe nosso RSS/Feed