Podemos dizer que futebol e Pelé são sinônimos eternizados. O rei da bola que conquistou milhares de seguidores por suas jogadas geniais, foi o primeiro jogador a se tornar uma publicidade viva e com a capacidade de realizar 100 partidas por ano. Suas jogadas eram armadas sob o comando de inteligência com movimento. Pelé não jogou em muitos clubes, mas fez muito nos que esteve.
Mesmo só jogando como jogador profissional no Santos, de 1956 a 1974, e no Cosmos, dos Estados Unidos, de 1975 a 1977, onde encerrou a sua carreira de trajetória brilhante, Pelé também entrou na história do Flamengo. Ao lado de Zico, ídolo da imensa nação rubro-negra, formou uma dupla genial.
Aos 38 anos, no dia 6 de abril de 1979, Pelé vestiu a camisa 10 que era do companheiro Zico, que passou a vestir a 9 e não desapontou a torcida fazendo 3 gols num jogo histórico para a maior torcida do Brasil. A peleja foi contra o Atlético Mineiro, no Maracanã, o Flamengo venceu por 5 x 1, no jogo que marcou a vida de quem estava presente. Sem gols, mas com jogadas e tabelas magníficas, Pelé transformou o sonho em realidade para milhares de flamenguistas nos 45 minutos em que vestiu o manto sagrado do Flamengo.
A renda do jogo foi destinada às vítimas das enchentes que havia ocorrido em Minas Gerais.
Ficha técnica da partida:
Placar do jogo: Flamengo 5 x 1 Atlético MG
Local: Estádio do Maracanã - Rio de Janeiro
Data: 6 de abril de 1979
Público: 139 953 pagantes
Flamengo:
Cantarelli, Toninho, Rondinelli (Nélson), Manguito, Júnior, Andrade, Carpeggiani (Ramírez), Zico (Cláudio Adão), Tita, Pelé (Luizinho), Júlio César (Reinaldo). Técnico: Cláudio Coutinho
Atlético MG:
João Leite, Alves, Osmar, Luizinho, Hilton Brunis, Toninho Cerezo, Marcelo (Carlinhos), Paulo Isidoro, Serginho (Pedrinho), Dario, Ziza (Vilmar). Técnico: Procópio Cardoso
Gols:
Marcelo (Atlético MG), Zico (3), Luizinho e Cláudio Adão.
Vídeo da partida: