Blog PELEJAS
em 21/07/2013

A Supercopa Sul-Americana foi criada com a ideia de reunir os então campeões do Mundial Interclubes. Estes eram o Peñarol (Uruguai), Santos (Brasil) e Racing (Argentina). Com uma boa repercussão, a Conmebol entrou em contato com a UEFA, que também realizou seu torneio, contando com a participação de Real Madrid e Inter de Milão (os europeus que até então haviam se coroado campeões mundiais). Mas, com a desistência da equipe merengue, coube à Internazionale representar a Europa nesse desafio intercontinental.

 Mas a zona sul-americana teria que ter um torneio para definir seu representante. Torneio que começou em novembro de 1968, e teve duração até maio de 1969. A primeira partida foi entre Peñarol e Racing, em que a equipe uruguaia venceu por 3 a 0. Na semana seguinte, foi a vez da estreia do Santos, que bateu o Racing por 2 a 0, gols de Pelé e Edú.

 No Maracanã, o time da Vila Belmiro teve pela frente o Peñarol. Até aquele momento, as duas equipes eram as melhores da América, e duelos emocionantes já haviam entrado para a história. Para aquele jogo, o Peñarol entrou em campo com alguns dos grandes jogadores que a América do Sul tinha na época: Mazurkiewicz, Pablo Forlán, Figueroa, Caetano, Nestor Goncalves, Pedro Rocha, Abbadie, Alberto Spencer e Juan Joya. O Santos (que tinha Carlos Alberto, Ramos Delgado, Rildo, Lima, Clodoaldo, Edu, Toninho Guerreiro e Pelé) venceu por 1 a 0, gol de Clodoaldo.

Já no ano seguinte, em abril de 1969, o Santos visitou o Racing em Avellaneda e venceu por 3 a 2. O Racing também tinha uma ótima defesa, com o goleiro Cejas (que depois jogou no Santos) e os zagueiros Perfumo e Alfio Basile.

Três dias depois, o Santos foi à Montevidéu, e tomou uma surra do Peñarol, perdendo por 3 a 0, dois gols de Pedro Rocha. O Santos não jogaria mais e a última partida do campeonato seria entre Racing e Peñarol, que ainda estava vivo na competição. Restava ao time da Vila torcer para os argentinos ao menos empatarem com os uruguaios, que o Santos sagraria-se campeão. E foi o que aconteceu. No dia 22 de maio, Racing e Pañarol empataram em 1 a 1 na Argentina. O Peñarol chegou a sete pontos. O Santos tinha nove. O Alvinegro Praiano conquistou a zona sul-americana. Mas teria que enfrentar a Inter de Milão na final intercontinental.

 O grande jogo foi realizado no dia 24 de junho de 1969, em Milão. A equipe da casa era a base da seleção italiana. Foi uma prévia do que aconteceria um ano mais tarde, na Cidade do México.

 A Internazionale não pôde contar com o grande zagueiro italiano Giacinto Facchetti e o espanhol Luis Suárez. O sistema de jogo da Inter era o conhecido catenaccio (marcação rígida e contragolpe fatal), enquanto o Santos priorizava o bom toque de bola e fomentava o individualismo de seus craques.

 O Santos foi a campo com Cláudio (Laércio); Carlos Alberto, Ramos Delgado, Djalma Dias e Rildo; Clodoaldo e Negreiros; Pelé, Edú, Toninho e Abel.

 O primeiro tempo no Estádio Giuseppe Meazza, foi mais para as equipes se estudarem. Mas no segundo tempo, o Peixe, dirigido pelo treinador Antoninho, mostrou agressividade e chegou ao gol - o único da partida - aos 12 minutos. O goleiro Bordon não conseguiu segurar o petardo disparado por Pelé em cobrança de falta, no qual Toninho Guerreiro pegou o rebote para definir pro fundo da rede.

O time italiano se lançou ao ataque, o que deu oportunidade para o Santos ter espaços e chances de gol, salvadas por Bordon. A Inter ainda mandou uma bola no travessão no finalzinho do jogo, mas a grandiosa atuação de Pelé e dos atacantes Edú, Toninho e Abel proporcionou ao Santos a glória intercontinental.

A Supercopa Sul-Americana ainda teve mais uma edição, em 1969, na qual também entrou na disputa o Estudiantes de La Plata, campeão mundial em 1968. Desta vez, quem ficou com o título foi o Peñarol. Título que veio no dia 30 de dezembro de 1969, na vitória sobre o Estudiantes, na Argentina.

Na Europa, as equipes de Real Madrid, Internazionale e o Milan - campeão mundial em 1969 - participariam da eliminatória, que nunca ocorreu. Portanto, não houve uma final intercontinental. O desinteresse das equipes europeias foi o principal motivo da competição acabar. Em 1970, teria uma terceira edição da Supercopa Sul-Americana, mas essa nem começou. Era o fim de um torneio que tinha sim uma repercussão na imprensa e nos torcedores, mas que acabou no esquecimento.

Taça da Supercopa Sul-Americana de 1968,

no museu das conquistas do Santos FC (arquivo pessoal)

por: Eduardo Vasco (Equipe PELEJAS.com)

em 05/07/2013

Confira os palpites da nossa equipe para as próximas PELEJAS pelo Brasil:

Flamengo  x Coritiba   --------- empate

Náutico x Ponte Preta   --------  Ponte Preta

Atlético-PR  x Grêmio   --------  Grêmio

Portuguesa  x Cruzeiro  -------  Cruzeiro

São Paulo x Santos    ---------  São Paulo

Bahia  x Corinthians   --------   Bahia

Internacional  x Vasco -------  Internacional

Goiás  x  Vitória  -------  empate

Botafogo  x  Fluminense   ------- Botafogo

Atlético-MG  x  Criciúma   -------  empate

Palmeiras x  Oeste   ---------   Palmeiras

 

por: Equipe PELEJAS.com

em 02/07/2013

Essa sacanagem por parte da FIFA aconteceu nas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 1934, na Itália. Pelo grupo da CONCACAF (confederação das Américas do Norte, Central e Caribe), apenas quatro seleções disputaram as eliminatórias para decidir o único classificado para o mundial.

 

As quatro seleções eram Cuba, Haiti, México e Estados Unidos. Na primeira fase, jogaram Cuba x Haiti e jogariam também México x Estados Unidos, mas os estadunidenses desistiram da disputa. Abaixo, os resultados da Primeira Fase:

 

28/01/1934 - Porto Príncipe: Haiti 1 x 3 Cuba

01/02/1934 - Porto Príncipe: Haiti 1 x 1 Cuba

04/02/1934 - Porto Príncipe: Haiti 0 x 6 Cuba

* Cuba se classificou para a segunda fase

 

Segunda Fase:

04/03/1934 - Cidade do México: México 3 x 2 Cuba

11/03/1934 - Cidade do México: México 5 x 0 Cuba

18/03/1934 - Cidade do México: México 4 x 1 Cuba

 

Mas o que é impressionante é que o México se classificou para a Copa do Mundo, com todo merecimento, mas, antes disso, teve que disputar um jogo Pré-Mundial, contra os Estados Unidos. Isso mesmo, os Estados Unidos, que haviam desistido de disputar as eliminatórias em 1933, mas em 1934 voltaram atrás. A FIFA, para contentá-los, agendou a partida, valendo uma vaga no mundial, a três dias do início do torneio.

 

Jogo Pré-Copa:

24/05/1934 - Roma: Estados Unidos 4 x 2 México

 

Os Estados Unidos, que eram para ter disputado a primeira fase das eliminatórias contra o México, e depois, se tivessem vencido, disputariam a segunda fase, para aí sim, ir à Copa do Mundo quem sabe, desistiram de disputar as eliminatórias, mas voltaram atrás e entraram logo na "final". E ainda por cima venceram o México, que já havia se classificado para a Copa e viajado para a Itália. Os mexicanos perderam a partida e tiveram que voltar para casa.

 

Seleção dos Estados Unidos - Copa do Mundo de 1934

Os Estados Unidos perderam logo na estreia da Copa do Mundo para a Itália, por 7 a 1, e também voltaram para casa. Mas isso mostra como a FIFA pode ajudar alguns "bem-afortunados". E os mexicanos devem ter raiva da FIFA e dos EUA até hoje (não apenas em assuntos futebolísticos, diga-se de passagem).

por: Eduardo Vasco (Equipe PELEJAS.com)

em 12/06/2013

Vamos para a nossa quarta PELEJATECA de 2013! Participe gratuitamente do nosso bolão da Copa das Confederações 2013. Dê os seus palpites para os cinco jogos selecionados, todos pertencentes à fase de classificação da Copa das Confederações. O vencedor receberá inteiramente grátis, no seu endereço, o livro “Pelé, a Autobiografia”, escrito pelo próprio rei do futebol.

 

Jogos selecionados:

Como dar o seu palpite:

- diga para cada um dos 5 jogos selecionados, quem será o vencedor, ou empate se for o caso;
- coloque o seu palpite aqui no blog, em comentários deste post;
- caso possua, não se esqueça de fornecer o seu Twitter;
- prazo máximo para deixar o seu palpite: 16h (horário de Brasília) do dia 15 de junho de 2013.

Sobre o vencedor:

- o vencedor será aquele que acertar os ganhadores (ou empates) dos 5 jogos selecionados;
- regra de desempate: em caso de mais de um vencedor, será considerado vencedor aquele que postou o comentário primeiro, levando-se em consideração a data e o horário do comentário;
- não havendo nenhum vencedor, o prêmio ficará para a próxima PELEJATECA.

Participe e boa sorte!

por: Equipe PELEJAS.com

em 02/06/2013

Vamos para a nossa terceira PELEJATECA de 2013! Participe gratuitamente do nosso bolão do Brasileirão 2013 - Séries A e B. Dê os seus palpites para os cinco jogos selecionados, todos pertencentes ao Campeonato Brasileiro 2013 - Séries A e B. O vencedor receberá inteiramente grátis, no seu endereço, o livro “Pelé, a Autobiografia”, escrito pelo próprio rei do futebol.

 

Jogos selecionados:

Como dar o seu palpite:

- diga para cada um dos 5 jogos selecionados, quem será o vencedor, ou empate se for o caso;
- coloque o seu palpite aqui no blog, em comentários deste post;
- caso possua, não se esqueça de fornecer o seu Twitter;
- prazo máximo para deixar o seu palpite: 16h20min (horário de Brasília) do dia 08 de junho de 2013.

Sobre o vencedor:

- o vencedor será aquele que acertar os ganhadores (ou empates) dos 5 jogos selecionados;
- regra de desempate: em caso de mais de um vencedor, será considerado vencedor aquele que postou o comentário primeiro, levando-se em consideração a data e o horário do comentário;
- não havendo nenhum vencedor, o prêmio ficará para a próxima PELEJATECA.

Participe e boa sorte!

por: Equipe PELEJAS.com

Exibindo posts 15 a 20 (total de 125)
Páginas:
001  002  003  004  005  006  007  008  009  010  011  012  013  014  015  016  017  018  019  020  021  022  023  024  025  
Enquete PELEJAS
Qual time brasileiro irá mais longe na Libertadores 2017?

Botafogo
Grêmio
Santos
Destaques
30/08/2017
22/06/2017
11/06/2017
02/12/2016
31/10/2016
Arquivo de Posts

Amigos do PELEJAS



@Pelejas
  • Rio-São Paulo do PELEJAS: Palmeiras campeão, Corinthians vice. https://t.co/13B8dBatpO em 22.12.2015 16:39
  • O Rio-São Paulo do PELEJAS (atualização até a 16a. rodada): http://t.co/2Dd58GcNES http://t.co/qzwyeJjjtH em 5.8.2015 09:40
  • O Rio-São Paulo do PELEJAS (atualização até a 10a. rodada): http://t.co/ncHaUUzAxs em 3.7.2015 12:02
Pelejas nas redes sociais
Blog Pelejas Dihitt Pelejas Facebook Pelejas Nossa comunidade no Orkut Aconpanhe nosso RSS/Feed